quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Universidade Aberta do Brasil e Núcleo de Tecnologia consolidam Juazeiro como polo de Educação

A primeira Escola de Formação dos Educadores do interior da Bahia, localizada em Juazeiro, acaba de se tornar um complexo de construção do saber, com a chegada da Universidade Aberta do Brasil e a instalação do Núcleo de Tecnologia Municipal. A Aula Inaugural, realizada na manhã desta terça-feira (14), marcou a consolidação de Juazeiro como polo de educação e a EFEJ como difusora de saberes pedagógicos importantes para o aprimoramento da prática docente no âmbito das escolas municipais públicas.
De acordo com o Diretor de Educação à Distância do Instituto Anísio Teixeira, Rodrigo Camargo Aragão, esse avanço só foi possível graças à parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Ministério da Educação, Governo do Estado e instituições de ensino superior.
“O polo da UAB implantado em Juazeiro oferecerá cursos de graduação, especialização e mestrado para educadores e alunos provenientes da demanda social. O Ensino à Distância vem complementar os cursos presenciais que já são oferecidos nas universidades aqui instaladas e pretende atender a demanda de licenciaturas, bem como oferecer formação em diversas áreas do saber”, explicou Aragão.
As primeiras turmas da UAB já estão formadas e os alunos iniciaram as aulas na última semana. Através de um convênio com a UNIVASF estão sendo oferecidos, nesse primeiro momento, os cursos de complementação pedagógica nas áreas de educação física, matemática, ciências biológicas, química, física e artes visuais. Ainda nesse semestre, também serão oferecidas as especializações em gestão pública, gestão pública municipal e gestão pública em saúde, bem como bacharelado em administração pública.
O espaço interuniversitário da UAB abre oportunidades para toda região Sanfranciscana. “A UNIVASF viu nesse projeto a chance de enveredar mais forte também pelo campo das licenciaturas. Compreendemos a importância da formação inicial e continuada para os professores e queremos aumentar esse leque de possibilidades. Alguns mestrados já estão engatilhados e, com certeza, as outras universidades que farão parte da UAB complementarão essa expansão, que abrange todas as cidades circunvizinhas”, endossou o vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Télio Nobre Leite.
Durante a Aula Inaugural o Chefe de Gabinete, Roosvelt Duarte, destacou a relevância dos cursos à distância para sociedade atual e a importância do uso das novas tecnologias. “O aluno de EAD é esforçado, aplicado e merece todo o reconhecimento necessário. A UAB é mais uma janela que se abre para o ensino superior e o Núcleo de Tecnologia será fundamental para que o professor possa utilizar novas ferramentas na sala de aula”, garantiu. A representante da DIREC 15, Isabel Cristina de Oliveira, finalizou os discursos desejando boa sorte. “Juazeiro está de parabéns e espero que a iniciativa cresça”.
FONTE: REDAÇÃO/ ASCOM PMJ

2 comentários:

  1. Excelente inciativa! A educação é o caminho mais seguro para o desenvolvimento crescente e permanente da sociedade.

    Leandro G.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada Leandro.
    Estamos à disposição.

    Rosangela.

    ResponderExcluir

Seguir por e-mail