Aumento de
12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de
3,1%l
A educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação
presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas
da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do
crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os
dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados hoje (17) pelo
Ministério da Educação (MEC).
O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo,
segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Quando olha para a
OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a
metade das vagas é a distância. Temos espaço para crescer". Ele ressalta
que é preciso garantir a qualidade do ensino. A intenção é ampliar a oferta nas
instituições federais. De acordo com o censo, a maior parte das matrículas em
EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%).
No ensino presencial, o ministro destacou o crescimento das
matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% de 2011 a 2012. Segundo
Mercadante, o crescimento foi significativo, embora os cursos concentrem apenas
13,5% das matrículas. As matrículas de bacharelado cresceram 4,6% e representam
67,1% do total, enquanto nos cursos de licenciatura, o crescimento foi 0,8% -
19,5% das matrículas são em licenciatura.
Quanto ao turno, em 2012, mais de 63% dos alunos dos estudantes
presenciais de graduação estudavam à noite. Na rede privada, 73% das matrículas
são nesse turno. Na rede federal, a maior parte das matrículas, 70% é no turno
diurno. O ministro explica que o ensino noturno é importante para que parcela
da população que precisa trabalhar tenha acesso ao ensino superior.
"Temos aumentado a oferta de ensino noturno nas federais
também, mas essas instituições mantêm também o diurno", diz. "O
ensino diurno permite mais tempo ao estudo. Quem estuda no noturno em geral
trabalha durante o dia. No diurno, estuda-se em um turno e trabalha-se no
contraturno. Na média, o diurno tem desempenho acadêmico melhor que o
noturno".
Os cursos com maior número de alunos no Brasil são
administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998). Em seguida
vêm ciências contábeis (313.174), enfermagem (234.714), engenharia civil
(198.326), serviço social (172.979), psicologia (162.280), gestão de pessoal
(157.753) e engenharia de produção (129.522).
O censo aponta que o ensino superior atingiu, no ano passado,
7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em
relação a 2011. O número de calouros foi 2.747.089, um crescimento de novas
matrículas de 17,1% em relação a 2011. O número de concluintes teve uma
variação menor, 3,3%, passando de 1.016.713 em 2011 para 1.050.413 em 2012.
FONTE: JC e-mail 4815, de 18
de Setembro de 2013, por Mariana Tokarnia/Agência Brasil
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